terça-feira, 25 de julho de 2017

O taxista na era do conhecimento

Todos nós brasileiros sabemos o país está atravessando a maior crise econômica da sua história. Como diria o grande molusco, nunca na história deste país um aglomerado político gerou tal volume de dificuldades. Todos os brasileiros reclamam das consequências da crise. Na cidade de São Paulo as relações comerciais entre passageiros e taxistas nunca foram promissoras. No entanto, nos últimos anos elas se deterioraram e o volume de reclamações dos passageiros vem aumentando vertiginosamente. Diariamente este relacionamento comercial enfrenta diversos conflitos. A chegada dos aplicativos como Easy Taxi (http://www.easytaxi.com/br/, acessado em 14/07/2017), Uber (https://www.uber.com/pt-BR/, acessado em 14/07/2017) e etc. não foi capaz de resolver todas as dificuldades existentes.

Claramente o sistema como um todo evoluiu e melhorou com os aplicativos, mas o volume de reclamações dos passageiros ainda é grande. Não existem dúvidas que ainda existem muitos conflitos mal resolvidos no relacionamento entre passageiro e taxista. A prefeitura de São Paulo estabeleceu em julho de 2017 novas regras para os motoristas dos aplicativos (Motoristas de aplicativos tipo Uber precisarão de curso, vistoria e placa de São Paulo, http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/motoristas-de-aplicativos-tipo-uber-precisarao-de-curso-e-placa-de-sao-paulo.ghtml, acessado em 14/07/2017). Uma das novidades é a comprovação pelo motorista da realização do curso de treinamento de condutores. Apesar do curso ser de apenas 16 horas é importante que o mesmo enfatize a necessidade do motorista em oferecer o melhor serviço possível para o passageiro consideramos que estamos vivendo no ano de 2017.

Infelizmente até o momento, o curso falhou e é preciso uma reciclagem total do conteúdo do treinamento e do comportamento dos taxistas. Qualquer pessoa que use os serviços de um taxista na cidade de São Paulo percebe que existe uma enorme limitação da qualidade. Em praticamente todas as viagens o motorista pergunta o destino para o passageiro e imediatamente começa a viagem sem nenhum planejamento. É como se aplicativos que informam as condições do trânsito nas vias públicas da cidade em tempo real como o Waze (https://www.waze.com/pt-BR/, acessado em 14/07/2017) não existissem. A era das informações só existe se as pessoas usarem as informações disponíveis.


Uma pequena atitude de planejamento como verificar as informações em tempo real do transito do trajeto pode agregar muita qualidade aos serviços oferecidos pelos taxistas da cidade são Paulo. Infelizmente parece que este não é o foco da categoria e dos treinamentos. O curso de 16 horas precisa enfatizar aos taxistas a importância do planejamento das viagens e da exploração das informações disponíveis.

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