sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Tecnologia Blockchain no Serviço DNS

Feliz 2017. Em outubro de 2016, eu alertei na postagem “Uma nova ameaça econômica nasceu” (http://itgovrm.blogspot.com.br/2016/10/uma-nova-ameaca-economica-nasceu.html) sobre as fragilidades existentes nos serviços de DNS (Domain Name System). Infelizmente a realidade ambiental brasileira impediu a absorção deste conhecimento pelos profissionais da organização de ti e de segurança. O resultado da ausência de ações corretivas pode ser visto na primeira semana de 2017. O portal Google foi atacado em 03/01/2017e o portal UOL foi atacado em 06/01/2017.

Na postagem “Uma nova ameaça econômica nasceu” eu alertei sobre o problema e apresentei como a tecnologia Blockchain é capaz de eliminar a fragilidade do DNS. É uma solução simples, barata e rápida que pode ser adotada por todas as empresas. O serviço de DNS é basicamente um banco de dados onde a entrada é um nome e a saída é um endereço IP (Internet Protocol). Ao usar a tecnologia Blockchain para controlar as alterações no serviço DNS, a empresa cria um ambiente onde apenas a posição de consenso de todos os nós da rede permite a publicação de uma alteração no banco de dados. Este processo simples, barato e rápido impede que um invasor altere o endereço de IP de um nome do serviço DNS.


Espero que os recentes acontecimentos do início de 2017 despertem o interesse dos profissionais da organização de TI (Tecnologia da Informação) e de segurança para a importante questão da fragilidade do serviço DNS. O único requisito necessário para usar a tecnologia Blockchain no DNS é o conhecimento de uma solução do ano de 2016. Todo o processo é muito simples. Eu adotei o Blockchain no DNS em 2016 e não fui impactado por estes ataques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário