segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Negócios pós CES 2017

A CES 2017 como era esperado foi preponderante nos temas relacionados com a inteligência artificial, computação cognitiva e aprendizado das máquinas. É bastante claro que a comunicação verbal entre as pessoas e as máquinas será a nossa forma de interação com os computadores nos próximos anos. A linguagem natural será vastamente utilizada e desenvolvida.

Mais uma vez o Brasil está em um momento de escolha no assunto tecnologia de informações e comunicações. O país pode olhar para a CES 2017 e encarar como uma oportunidade para desenvolver soluções de reconhecimento de voz em português e crescer com as tecnologias emergentes ou pode escolher o mesmo caminho que vem trilhando sem sucesso por décadas. Ou seja, esperar que outros desenvolvam uma tecnologia de reconhecimento de voz em linguagem natural e entrar no jogo de forma atrasada.

Computadores, drones, robôs e diversos dispositivos vão conversar com as pessoas em linguagem natural nos próximos três anos. Pode parecer perfumaria para alguns, mas não é. Estes dispositivos vão interagir com as pessoas desempenhando papéis como cuidadores e acompanhantes de enfermos, idosos e crianças. Todos os sistemas públicos bancados com dinheiro dos impostos terão enormes ganhos de produtividade com a computação em linguagem natural.

O sistema de saúde pode reduzir o seu custo através da inteligência artificial. Os especialistas passarão a ter certeza que o tratamento está sendo seguido à risca pelo paciente aumentando assim a chance de sucesso. A companhia dos robôs servirá para que as pessoas enfermas possam ser ajudadas em atividades como ir no banheiro, tomar banho ou fazer uma caminhada. Como tudo estará sendo monitorado e os robôs rapidamente perceberão as necessidades e irão intervir em tempo real.

É evidente que em 2020 muito desta tecnologia será embrionária. E ainda teremos robôs trabalhando com as pessoas nestas atividades. Não devemos ver a inteligência artificial funcionando de forma autônoma durante vários anos. Ela vai trabalhar em conjunto com as pessoas durante décadas até que ela possa ser autônoma. Os robôs e outros dispositivos estarão presentes nas escolas, nas ruas, nos hospitais, nas casas, nos clubes e etc. de forma crescente nos próximos anos.


A interação na nossa língua natural respeitando os regionalismos é uma pré-condição para que o Brasil possa usufruir dos benefícios oferecidos pelas novas tecnologias. Estamos diante de uma grande e histórica decisão. Espero que as autoridades estejam preparadas para fazer as melhores escolhas.

Um comentário: