quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Uma Nova ameaça econômica nasceu

Uma nova ameaça para a combalida economia brasileira surgiu na sexta feira dia 21 de outubro de 2016. A ameaça não estava nos nossos principais manuais de segurança digital. O ataque que ocorreu nos Estados Unidos contra a empresa Dyn que é um provedor de serviços DNS, interrompeu serviços e portais como: Twitter, Spotify, GitHut, Netflix, PlayStation Network, Amazon, The New York Times, CNN, Pinterest, HBO Now, Xbox Live, Reddit, Airbnb e etc.

Este fato novo trouxe à tona um novo perigo para a recuperação econômica do Brasil. É possível que um ataque de hackers nos Estados Unidos inabilite serviços e portais de internet americanos e gere um impacto negativo na economia do Brasil? Os céticos provavelmente vão responder negativamente. Infelizmente é possível e já ocorreu.

Na sexta feira dia 21 de outubro de 2016 ocorreu um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) contra a empresa Dyn indisponibilizando uma grande parte da Internet nos Estados Unidos, porque a organização é a provedora de serviços DNS para várias firmas gigantes da web. Como o provedor é o fornecedor das empresas de serviços de internet que são largamente utilizadas, então os brasileiros usam os portais Twitter, Spotify, GitHut, Netflix, PlayStation Network, Amazon, The New York Times, CNN, Pinterest, HBO Now, Xbox Live, Reddit, Airbnb e etc. para realizar transações comerciais também sofreram com a interrupção da internet. Vários negócios foram paralisados.

O artigo “Bloqueio à internet no Brasil custou R$ 360 milhões” (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos/2016/10/1825554-bloqueio-a-internet-no-brasil-custou-r-360-milhoes.shtml, acessado em 26/10/2016) revelou que o bloqueio de serviços de internet gerou uma perda de 360 milhões de reais para o Brasil. A paralisação pelo ataque DDoS gerou uma perda econômica da mesma ordem de grandeza.


Esta nova ameaça pode ser combatida com a tecnologia Blockchain que cria uma rede ponto-a-ponto independente de um canal centralizador de infraestrutura. Mesmo submetida a um ataque a rede permanece operacional, pois sempre será possível que um nó da rede substitua o papel executado pelo nó que está sendo atacado. É preciso que o Brasil saia do marasmo e avance com rapidez nas ações para que ataques como este não impactem negativamente o frágil PIB nacional.

2 comentários:

  1. Mansur,

    Mas será que realmente os Gestores perceberam este prejuízo nas empresas aqui no Brasil?
    Será que temos gente capacitadas para falar sobre Blockchain, não temos ainda nem gestores para uma simples Governança de TI usando ITIL e COBIT, quem dirá coisas mais complexas.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Anderson,

    Não existe abundância de gente capacitada sobre Blockchain em nenhum lugar do mundo. A questão chave não é se existe é desenvolver este perfil. Os gestores que não perceberam vão perceber mais cedo ou mais. Pode ser que seja muita tarde e o jogo acabou para ele.

    ResponderExcluir